sexta-feira, 10 de novembro de 2017

OS PODERES DE AUGUSTO - FICHA DE TRABALHO

Tópicos de correção da ficha de trabalho realizada em sala de aula (pp. 78/79)


Questão 1
Gloriosa; de acordo com a descrição feita no Doc. 2, Augusto batalhou intensamente, apaziguando as guerras civis que dividiam os Romanos e confrontando os inimigos de Roma “em todos os lugares” do Império. Pelas suas vitórias, foi agraciado, mais do que uma vez, com as maiores honras atribuíveis a um general romano, a ovação e o triunfo.

Nota: a resposta admite outros qualificativos, desde que pertinentes e justificados.

Questão 2
Colocou sob a sua direta responsabilidade as províncias do Império suscetíveis de se revoltarem, deixando sob a autoridade do Senado as que se encontravam completamente pacificadas. Sob este pretexto, chamou a si o controlo das forças militares de Roma.

Questão 3
Cônsul: a mais alta magistratura do cursus honorum, aos cônsules pertencia a direção do Governo romano e a chefia dos exércitos;
Tribuno da Plebe – considerados invioláveis e sagrados, os tribunos da plebe tinham por obrigação a defesa dos direitos dos plebeus. O poder tribunício conferia-lhes o direito de veto sobre as decisões de todos os restantes magistrados e mesmo do Senado, caso estas prejudicassem os direitos da plebe.
Ditador – magistratura que, segundo a tradição romana, revestia um caráter extraordinário, sendo atribuída apenas quando a pátria se encontrava em perigo, por um período de tempo restrito. As decisões do ditador sobrepunham-se às dos outros magistrados, pelo que, na prática, este magistrado detinha todo o poder.

Questão 4
Recusando o cargo de ditador, uma vez que este restringia o poder das outras magistraturas, e recusando também tornar-se o “único e todo-poderoso superintendente das leis e dos costumes”, poderes que lhe foram oferecidos pelo Senado e pelo Povo Romano.

Questão 5
Concedendo dádivas aos soldados e ao povo e cativando todos com os benefícios trazidos pela paz que instaurara no Império.

Questão 6
Ao longo da sua carreira política, Octávio foi acumulando poderes e honrarias: obteve o supremo poder militar,
primeiro em algumas províncias, depois em todo o Império, concentrou também em si, de forma progressiva, os poderes das magistraturas mais prestigiadas e, finalmente, as altas funções de pontífice máximo; a partir de 29 a. C., recebeu títulos cada vez mais honrosos, que culminaram com o de “Pai da Pátria”.
 
 
Questão 7
Tanto as altas funções religiosas (pontífice máximo), como os títulos de grande honra que recebeu – o de “Augustus” e o de “Pai da Pátria” – coroaram a carreira política de Octávio com uma autoridade incontestada e tornaram venerável a sua pessoa.

Questão 8
Coragem; clemência; retidão; desprendimento; justiça; piedade.

Questão 9
Tanto Dion Cassio como Tácito apresentam Octávio como um político hábil e manipulador, capaz de atingir os seus objetivos distribuindo benesses e aparentando desprendimento do poder.

Sem comentários:

Enviar um comentário