O dinamismo da cidade medieval não se fica pelo desenvolvimento económico. Dentro do espaço amuralhado a arte, a religiosidade e o conhecimento também adquirem novas formas.
É na cidade medieval que nasce um novo tipo de escola - a universidade - devido a uma cada vez maior necessidade de gente escolarizada por parte da nova "administração pública" e do mundo dos negócios. É assim que as universidades vão nascendo um pouco por toda a Europa, incluindo Portugal, onde a primeira escola deste género ( o Estudo Geral de Lisboa) foi fundada em 1290 com o patrocínio do rei D. Dinis.
E como ainda não abordámos a arte... chegou o momento.É na cidade medieval que nasce um novo tipo de escola - a universidade - devido a uma cada vez maior necessidade de gente escolarizada por parte da nova "administração pública" e do mundo dos negócios. É assim que as universidades vão nascendo um pouco por toda a Europa, incluindo Portugal, onde a primeira escola deste género ( o Estudo Geral de Lisboa) foi fundada em 1290 com o patrocínio do rei D. Dinis.
Surge, então, um novo estilo artístico, o Gótico, na construção de imponentes catedrais. As abóbadas de cruzamento de ogivas, amparadas por arcobotantes, permitem elevar a catedral a alturas nunca antes atingidas. Símbolo da elevação a Deus, a catedral tornou-se, também, o símbolo da importância da cidade e dos seus habitantes.
Para completar a informação que têm no manual (pp. 110-113) sobre aquela que é considerada a jóia do gótico português - o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também conhecido como Mosteiro da Batalha - nada como uma pequena visita ao local.
Sem comentários:
Enviar um comentário