quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A PROPÓSITO DAS ORDENS MENDICANTES

Dentro do espaço urbano surgem novas ordens religiosas, como franciscanos e dominicanos, que rejeitam a riqueza da Igreja e pregam a humildade, a pobreza e o amor ao próximo. Reconhecidas pelo Papa, dedicam-se a aliviar o sofrimento dos mais pobres, renovando, através do seu exemplo, o fervor religioso. 
Dentro do mesmo espírito, expandem-se as confrarias, associações de socorros mútuos organizadas sob a proteção de um santo. Muitas vezes ligadas aos ofícios (mesteres), as confrarias têm por fim praticar a caridade e ajudar os seus membros em momentos de necessidade.
A propósito do surgimento das ordens mendicantes de que falámos na aula, existe este filme do realizador italiano Franco Zefirelli (nomeado para os Oscares de 1972) que recomendo que se veja pelo menos uma vez "Brother Sun, Sister Moon", em português   "Irmão Sol, Irmã Lua" e que aborda os primeiros anos da vida de São Francisco de Assis - fundador da Ordem dos Franciscanos, que procurou a comunhão com a natureza, renunciando às riquezas da família para traçar o seu próprio destino, livre do apego aos bens materiais, visando conquistar a união espiritual com o mundo. 


Sem comentários:

Enviar um comentário