sexta-feira, 6 de outubro de 2017

OS JOGOS OLÍMPICOS NA ANTIGA GRÉCIA

A história das civilizações inicia-se por volta do quarto milénio a C. no Médio Oriente com as sociedades dos vales do Tigre e Eufrates, estendendo-se pelo Próximo Oriente, Egipto, Índia e China. Culturalmente esses povos conheciam a pintura, escultura, literatura, música e arquitectura, mas não conheciam o teatro nem a filosofia. Essas manifestações nascem apenas com os gregos.
Outro aspecto que se desenvolve somente com os gregos é o desporto. Até então, os exercícios executados pelo homem eram involuntários, em busca da caça para sobrevivência.
O lema do atletismo “mais rápido, mais alto e mais forte” (“citius, altius e fortius”), representado pela trilogia correr, pular e arremessar, foi criado pelo padre Dére Didon em 1896, mas surgiu bem anteriormente, por volta de 776 a C. entre os jovens e soldados gregos, para desenvolver as habilidades físicas e criar competições.
Os gregos iniciaram o culto ao corpo e em homenagem ao deus supremo (Zeus) inauguraram os Jogos Olímpicos. Para os gregos cada idade tinha a sua própria beleza e a juventude tinha a posse de um corpo capaz de resistir a todas as formas de competição, seja na pista de corridas ou na força física. A estética, o físico e o intelecto faziam parte da sua busca da perfeição, sendo que um belo corpo era tão importante quanto uma mente brilhante.
Para aprofundar conhecimentos sobre os Jogos Olímpicos ver aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário